- about Us -

Meet the researchers involved in the research

Simone.gif

Simone Diniz


Professor at the Faculty of Public Health and Coordinator of the DPGP research

  • logo lattes
  • Ícone cinza LinkedIn

Professora titular do Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1984). Residência (1987), mestrado (1996) e doutorado (2001) em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo. Pós-doutourado em Saúde Materno-infantil pelo Cemicamp (2004). Pós-doutorado (visiting reader) no King's College London, Women's Health Division (2012). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina Preventiva, Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos, Violência de Gênero, Gênero e Saúde Materna, Saúde Materno-infantil, Saúde Pública baseada em evidências. Coordena o projeto de pesquisa Estratégias para a incorporação de inovações na assistência ao parto e ao recém-nascido: intervenção piloto no SUS da Iniciativa Hospital Amigo da Mulher e da Criança (IHAMC), apoiado pela FAPESP (2016-2018). Coordena o projeto Dias potenciais de gravidez perdidos (DPGP): uma medida inovadora da idade gestacional para avaliar intervenções e resultados de saúde materno-infantil, apoiado pelo CNPq e Fundação Bill e Melinda Gates (2018-2020). Integra o GT de Gênero da Abrasco.

foto_eli 2020.jpg

Eliana de Aquino Bonilha


Nutritionist, Epidemiologist and SINASC Manager

  • logo lattes
  • Ícone cinza LinkedIn

Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo (1982) e Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1986) com mestrado em ciências da saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2001). Nutricionista na Prefeitura do Município de São Paulo desde 1983, atualmente na Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, na Coordenação de Epidemiologia e Informação (CEInfo)/ Gerente do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos. Professora no Centro Universitário São Camilo desde 2018, com experiência na área de nutrição em saúde coletiva, epidemiologia, análise das condições de saúde da população e planejamento estratégico.

foto de frente 3.jpeg

Jessica R Queiroz


PhD in Health Care and Virtual Assistant

  • RSS - Cinza Círculo
  • logo lattes
  • Ícone cinza LinkedIn

Obstetriz, mestre e doutora em ciências pela Universidade de São Paulo.
Trabalha com gestão de projetos, gestão de agenda, criação de rotinas inteligentes e otimização de processos para pesquisadores, professores e profissionais da saúde. 

MFreitas_foto.jpg

Marina de Freitas

Social Scientist and Epidemiologist

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1984), com mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e especialização em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1992).

Trabalhou na Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, na Coordenação de Epidemiologia e Informação, Gerência do SINASC.

célia.jpeg

Celia Maria Castex Aly

Health analyst at SMS

  • logo lattes

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987) e mestre em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Atualmente é analista de saúde - Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Psicologia Social e Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação em saúde; sistema único de saúde; acidentes e violência.

MargaridaLira.jpeg

Margarida Lira

Sanitary Physician and Epidemiologist  

  • logo lattes

Médica Sanitarista e Mestre em Saúde Pública na área de Epidemiologia pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Experiência profissional nas áreas de gestão no SUS, de sistemas de informações em saúde e gestão do conhecimento na Coordenação de Epidemiologia e Informação da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

Roberto_foto.jpg

Roberto A Moreira

Coordination of Epidemiology and Information (CEInfo) of SMS

  • logo lattes
  • Ícone cinza LinkedIn

Graduado em Musioterapia, esteve como Gestor de Informações em Saúde no Município de Guarulhos no período de 2005 à 2009, Gestor de Inovações Técnológicas, na Prefeitura de Guarulhos de 2009 à 2013, de 2013 à 2016 Elaboração e Gerenciamento de Projeto e desde 2017 atua no Coordenação de Epidemiologia e Informação (CEInfo) da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

elizangela.jpg

Maria Elizangela R Junqueira

Professor at UNEB and Biologist at SMS in Salvador

  • logo lattes

Graduada em Ciências Biológicas (UEFS), especialista em Saúde Pública (IAENE), mestre em Botânica (UEFS) e doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Professora no Departamento de Ciências da Vida da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Bióloga na Secretária Municipal de Saúde de Salvador. Possui formação e atuação multidisciplinares nas áreas de saúde, educação e ambiente. Experiência em epidemiologia, saúde pública, saúde materna e infantil, fatores de riscos (ambientais, comportamentais, biológicos e ocupacionais), cesariana, sistema de informações em saúde (SINASC, SINAN, SIM), câncer (especialmente leucemias) e mortalidade infantil. Certificada pelo Unicef para atuar no desenvolvimento de ações e atividades que possam garantir o direito de crianças e adolescentes em áreas de vulnerabilidade social.

Foto Marcel.jpg

Marcel R Queiroz

Epidemiologist and

Professor at UNINOVE

  • logo lattes

Graduado em Obstetrícia pela Universidade de São Paulo (2008), mestrado e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2014 e 2018). Desde 2018 é docente na graduação em Medicina da Universidade Nove de Julho, ministrando aulas de Saúde Coletiva, Epidemiologia, Bioestatística e Embriologia. Atual orientador docente da Liga Acadêmica de Saúde da Mulher do campus Mauá da Universidade Nove de Julho.

Foto Alejandra.gif

Alejandra Andrea Roman Lay

Epidemiologist

  • logo lattes

Graduada em Fisioterapia na Universidad de Tarapacá (UTA-2009), Mestrado em Saúde Pública com menção em Epidemiologia (UTA-2012) e Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência nos seguintes temas: Saúde Pública e epidemiologia, doenças respiratórias e cardiovasculares, envelhecimento, mortalidade e saúde
reprodutiva da mulher.

Andre.gif

André Filipe M Batista


Professor at INSPER. Member of LABDAPS - USP

  • logo lattes

Doutor em Engenharia da Computação pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do ABC (UFABC) com estudos na área de Big Data, Machine Learning e Engenharia de Software. É docente na área de Data Science no INSPER. Membro do Laboratório de Big Data e Análise Preditiva em Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP.

foto_debora_v2.jpg

Debbie Lina Ciríaco

Researcher at IME-USP, INCT InterSCity

  • logo lattes
  • Ícone cinza LinkedIn

Mestra em Ciência da Computação, pelo IME-USP, especialista em Saúde Baseada em Evidências e graduada em Informática em Saúde, pela EMP-Unifesp. Atualmente é pesquisadora no IME-USP, pelo INCT InterSCity. Sua linha de pesquisa está voltada para a aplicação da ciência da computação, principalmente ontologias e ciência de dados, para trazer novas perspectivas aos dados de saúde pública."

OliveiraB-0800.jpg

Bruno Zoca de Oliveira

Epidemiologist and Analytics Consultant at Hospital Israelita Albert Einstein

  • logo lattes
  • Ícone cinza LinkedIn

Graduado em Nutrição pela Universidade de São Paulo (2004), mestre em Saúde Pública com ênfase em Epidemiologia pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2006), especialista em epidemiologia para gestores pela Johns Hoskins University (2014) e mestre em Políticas Públicas pela George Washington University (2018). Hoje atua como epidemiologista e consultor de analytics no Hospital Israelita Albert Einstein

foto_diego.jpg

Diego Barboza

Postdoctoral fellow

LABDAPS - FSP

  • logo lattes
  • Ícone cinza LinkedIn

Doutor em Matemática Aplicada pela USP, graduado e mestre em matemática pela Universidade Federal de Alagoas.  Atualmente realiza pós-doutorado no LABDAPS na aplicação de machine learning para predizer eventos como internação hospitalar e óbitos.

- about Us -

sonia lansky 2.jpeg

Diego Barboza

Postdoctoral fellow

LABDAPS - FSP

  • logo lattes

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado e doutorado em Saúde Pública/Epidemiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais com bolsa para aprimoramento na Harvard School of Public Health; pós-doutorado pela ENSP/Fiocruz. Médica pediatra e epidemiologista da Prefeitura de Belo Horizonte, onde coordenou o Comitê de Prevenção de Óbitos Materno, Fetal e Infantil e a Comissão Perinatal até 2017. Atuou como consultora em saúde da mulher, saúde da criança e vigilância do óbito materno, fetal e infantil do Ministério da Saúde (2000 a 2016). Coordenou  o projeto de Diagnóstico da Atenção Perinatal na Amazônia Legal e Nordeste Brasileiro (2009-2010), foi coordenadora estadual da Pesquisa Nacional de Saúde no Brasil da Fiocruz/OMS  (2003) e Pesquisa Nascer no Brasil da Escola Nacional de Saúde Pública / Fiocruz http://www6.ensp.fiocruz.br/nascerbrasil/ (2012-2013). É pesquisadora do GPEAS-Grupo de Pesquisas em Epidemiologia e Avaliação em Saúde, da Faculdade de Medicina da UFMG e professora colaboradora da Pós-graduação em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência da Faculdade de Medicina (UFMG). Integra o Estudo avaliativo de intervenções para melhoria da declaração da causa do óbito e da investigação de Códigos Garbage e o Estudo de Carga Global de Doença (GBD Brasil) da Universidade Federal de Minas Gerais, o Projeto Dias Potenciais de Gravidez Perdidos (DPGP) da Universidade de São Paulo (apoio do Ministério da Saúde, CNPq e Fundação Bill e Melinda Gates), o projeto Abordagem da Violência Obstétrica da EE-UFMG e a Pesquisa Nascer no Brasil II da ENSP-FIOCRUZ. Coordena o Projeto Sentidos do Nascer da UFMG / Ministério da Saúde/ CNPq e Fundação Bill e Melinda Gates, desde 2015 http://www.sentidosdonascer.org/ 

foto Daphne.png

Diego Barboza

Postdoctoral fellow

LABDAPS - FSP

  • logo lattes

Graduada em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (1976), mestrado em Epidemiologia pela USP (1991) e doutorado em Epidemiologia - University of North Carolina (2001). Trabalhou como Técnica Especializada na Área Técnica de Saúde da Mulher do Ministério da Saúde de 2004 a 2009. Atualmente é Professora Adjunta de Epidemiologia, no Departamento de Saúde Coletiva, Faculdade de Ciências da Saúde, na Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Medicina e Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde da Mulher e da Criança, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, qualidade, obstetrícia, saúde pública, assistência obstétrica e assistência perinatal. Organizou, com Belkis Trench, o livro Humanizando Nascimentos e Partos. É presidente da Rede pela Humanização do Parto e Nascimento - ReHuNa; integra a diretoria da International MotherBaby Childbirth Organization; é Conselheira do Instituto Anchieta do Grajaú; da Red por la Humanización del Parto y Nacimiento de América Latina y Caribe - Relacahupan; Rede Ibfan-Brasil (International Breastfeeding Action Network); Associação Nacional de Doulas- ANDO.